PRÉ HISTÓRIA
O ser humano, sempre procurou representar, por meio de imagens, a realidade em que vive pessoas, animais , objetos e elementos da natureza e etc. Os desenhos eram feitos com materiais bem primitivos, como carvão, terras coloridas, óleos vegetais, etc. para pintar usavam as mãos e bastões de madeiras ou osso.
As primeiras expressões artísticas – as mais antigas figuras feitas pelo ser humano foram desenhas em paredes de rochas, sobretudo em cavernas. Essas pinturas denomina-se arte Rupestre. As mais encontradas nas cavernas de Lascaux e Chauvet, na França e de Altamira na Espanha.
As pinturas eram feitas por razoes mágicas ou religiosas. Dentre as pinturas rupestres destacam-se as mãos em negativos (uma espécie de assinatura) Os artistas pré-historico produzia um pó colorido por meio da trituração de rochas, com o auxilio de um canudo, soprava, e a área em volta da mão ficava colorida, e os desenhos de pinturas de animais.
Os povos pré-historicos tinham de fazer suas tintas. Moíam materiais, corantes, a fim de obterem pigmentos avermelhados, castanhos e amarelo. Misturavam este pó em gordura animais, clara de ovo, sangue ou suco de plantas e obtinham uma espécie de tinta que aplicavam nas paredes com pinceis feitos de pelos ou penas de animais e almofadas feitas de musgo ou folhas
Divisão da Pré-história
Paleolítico Superior – Idade da Pedra Lascada – Pintura naturalista, porque acreditavam que se dominassem o animal na pintura, também o dominariam na caçada, trabalhos com escultura. Nota-se a ausência de figuras masculinas. Povo nômade.
Paleolítico Inferior – controle do fogo e instrumentos de pedra e pedra lascada, madeiras e ossos: facas e etc.
Mesolítico – neste período intermediário, o homem conseguiu dar grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência de formas mais segura. A agricultura e a domesticação dos animais. Com isso a habitação tornou-se fixa.
Neolítico – com o sedentarismo, o homem do Neolítico desenvolveu a técnica de tecer panos, de fabricar cerâmicas e construir as primeiras moradias. Um avanço importante foi o desenvolvimento da metalurgia. Criando objeto de metais, tais como lanças, ferramentas e machados. Todas essas conquistas técnicas tiveram um forte reflexo na arte. Como conseqüência surge um estilo simplificador e geometrizante.
O sentido religioso ganhou intensidade e foram erguidos megalíticos (monumentos pré-historicos feitos de blocos de pedra chamados dolmém ou menir). O santuario de Stonehenge, no Sul da Inglaterra, pode ser considerado uma das primeiras arquiteturas da pré-historia.
Idade dos Metais – a descoberta e a utilização dos metais (cobre, bronze e ferro) caracterizaram o florescer das primeiras civilizações, com o desenvolvimento do comércio e do artesanato. A arte ganhou destaque na construção arquitetônica sacra (monumentos megalíticos, templos e santuários) e também na confecção de estátuas, assim como na pintura em objetos.
O dom musical do ser humano começou a ser expressar na pré historia. Certamente, é difícil explicar como tudo começou, mas através de estudos realizados chegou-se a conclusão de que, provavelmente, o ser humano da pré-historia começou a fazer a musica por meio de gritos, batendo os pés ou palmas, coisas e até fazendo apitos confeccionado com um pedaço de chifre de rena. Foi encontrado na França e talvez tenha sido usado para imitar o canto dos pássaros.
Atividade: crie sua própria artes – escolha um tema para a obra: figurativa ou abstrata, selecione a técnica: desenho, pintura, colagem, elabora uma legenda como titulo do trabalho, data, técnica e material empregado e o seu nome artístico